Atualidade

Rodrigo Menezes “viveu uma grande vida”

Estreou-se como ator aos 25 anos, na telenovela “A Lenda da Graça”, na RTP, vindo a tornar-se um nome respeitado no meio artístico português. Rodrigo Menezes, 40 anos, era o filho mais novo de José Henrique de Morais Cardoso de Menezes, falecido em fevereiro de 1995, bisneto do 1.º Visconde de Margaride e 1.º Conde de Margaride e descendente de Luís, conde de Narbonne-Lara (filho bastardo de Luís XV de França), do seu segundo casamento com Maria Eugénia Maya de Lucena. Era primo em 2.º grau das atrizes Rita Salema e Madalena Brandão e primo em 3.º grau de Miguel Pais do Amaral.

Vindo de uma família brasonada, a estrela da TVI não negava as raízes, mas nunca se quis valer da linhagem para singrar no mundo das artes, um fato que até passou despercebido da maioria dos portugueses.

Órfão de pais desde os seus 20 anos, Rodrigo era muito apegado aos quatro irmãos, um deles, Lourenço Menezes, que tem usado as redes sociais para desabafar a sua dor, partilhando mesmo fotografias do mano mais novo, uma delas em que aparecem os dois ainda pequenos. Em declarações à TVI, Lourenço recordou o irmão, garantindo: “Ele viveu uma grande vida. Foi uma pessoa abençoada pela vida e agora parte”.

unnamed (9)

Ainda um jovem adulto, o artista deu que falar por alguns episódios de rebeldia e até pelo alegado mau feitio. No entanto, esses eram episódios do passado numa vida recentemente focada no filho e no trabalho. Num estilo mais regrado, dedicava-se de corpo e alma à representação que conciliava com a prática desportiva, surf e muay thai.

rodrigo menezes3

A par da conhecia epilepsia de que padecia, no último ano Rodrigo foi acometido de problemas renais que o levaram inclusive a ser internado. Há exatamente um ano foi submetido a duas intervenções cirúrgicas para retirar pedras nos rins, momentos que partilhou no Facebook com o humor que o distinguia.

unnamed (4)

No campo pessoal, não lhe era conhecido qualquer romance, depois da separação de Andreia Sampaio, a mãe do único filho. Falou-se de uma proximidade mais íntima com a atriz Rita Pereira, o que segundo fontes próximas não passava de uma grande amizade.

A rutura com Andreia não foi fácil, envolvendo acusações mútuas de violência, mas os desentendimentos foram sanados e o ex-casal mantinha atualmente uma boa relação. Aliás, a professora de fitness foi uma das primeiras a ocorrer a casa do ator mal soube do desfecho trágico.

unnamed (7)