Cultura

Público do Porto rende-se a Fagundes

A peça “Tribos”, que conta com a participação de António Fagundes, estreou na noite de sexta-feira, dia 3, no Coliseu do Porto, depois de ter passado por Lisboa.

A sala de espectáculos portuense encheu e no final o elenco teve direito a uma grande ovação. Mas o público teve uma surpresa especial, depois das cortinas fecharem, os atores voltaram ao palco, desta vez não para representar mas para responder às perguntas da plateia. Algo que é recorrente nos espetáculos de António fagundes. “Faço isso há 30 anos, gosto muito de ouvir opiniões e discutir as ideias da peça com o público”, explicou.

Com o texto Nina Raine, a peça é uma metáfora da sociedade. “Fala das minorias, um dos personagem tem uma deficiência auditiva, mas isso serve apenas para falar da surdez do mundo, da intolerância, do preconceito”, justificou o conhecido ator brasileiro.

Em palco, António Fagundes, que os portugueses ainda podem ver no papel de César em “Amor à Vida”, contracena com o filho, Bruno. “Não é a primeira vez que trabalhamos juntos. Há dois anos convidei o Bruno para fazer comigo a peça ‘Vermelho’ e a experiência correu tão bem que agora foi a vez de o Bruno me convidar a fazer ‘Tribos’. Também em agosto acabamos de gravar a novela ‘Meu Pedacinho de Chão”, contou o ator no final do espectáculo à plateia.

O charmoso ator, de 65 anos, vai continuar em tournée com a peça que vai voltar aos palcos brasileiros e para o ano vai haver uma reposição de “Vermelho”, espetáculo que espera trazer também ao nosso país. “Gostava muito de cá voltar para o ano com ‘Vermelho’, vamos trabalhar para isso”, assegurou.

Hoje haverá duas sessões duplas da peça, às 18h00 e às 21h30, e depois “Tribos” será apresentada em Braga (dia 5), Famalicão (dia 8,9 e 10), Figueira da Foz (dia 11 e 12), Póvoa do Varzim (dia 15 e 16) e Oliveira de Azeméis (dia 18 e 19).

Fotos: José Gageiro