Cultura

Mostra de cultura portuguesa em Madrid abre com Laginha e Burmester

Os pianistas Mário Laginha e Pedro Burmester inauguram, nos dias 27 e 29 de outubro, a Mostra Portuguesa em Espanha, iniciativa de divulgação da cultura portuguesa para o público espanhol.

A Mostra Portuguesa vai na 12ª edição e decorrerá no Centro Cultural Conde Duque, em Madrid, estendendo-se a outras cidades espanholas, como Barcelona, Santiago de Compostela, Vigo e Oviedo, com eventos de cinema, literatura, arquitetura e música.

Organizada pela embaixada de Portugal em Espanha, a Mostra dedicará uma retrospetiva ao realizador Joaquim Pinto, em parceria com o Festival Márgenes, e terá uma exposição inédita do arquiteto Eduardo Souto de Moura na Fundação Arquitectura COAM.

A parceria da Mostra com outras entidades e eventos espanhóis fará com que, por exemplo, a Orquestra Jazz de Matosinhos atue no Festival de Jazz de Barcelona e as fadistas Aldina Duarte e Carla Pires atuem em Oviedo.

Em parceria com o Centro de Artes Alcobendas, a Mostra inaugurará a exposição “Acervo: Artistas na Coleção Navacerrada”, com obras de artistas portugueses como Ana Cardoso, Daniela Krtsch, João Penalva, Ricardo Angélico e Rodrigo Oliveira.

A Mostra acontecerá entre outubro e novembro, mas terá eventos prolongados até janeiro.

Mário Laginha
Mário Laginha