Saúde & bem-estar

Hormona do apetite pode estar associada a abuso de álcool

Investigadores norte-americanos descobriram que a grelina, hormona associada ao apetite e à obesidade, pode ter relação com o abuso de álcool. O trabalho foi publicado na revista “Biological Psychiatry”.

O álcool é uma substância psicoativa, mas também é uma bebida bastante calórica, o que fez surgir a hipótese de que a grelina poderia estar envolvida no desejo de beber. O principal autor do estudo é o médico Lorenzo Leggio, que pesquisa o alcoolismo nos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA.

Leggio e a sua equipa administraram doses diferentes de grelina para um grupo aleatório de 45 homens e mulheres, todos eles dependentes de álcool. Depois de receber as doses, ou então placebo, foram submetidos a uma tarefa que envolvia estímulos para beber. Ao longo do teste, eram avaliados quanto ao desejo de consumir álcool ou sumo.

Comparado com o grupo que recebeu placebo, os voluntários que receberam a hormona tiveram uma vontade bem mais expressiva de consumir álcool. Já o desejo de ingerir sumos não aumentou.

São necessários estudos mais amplos para confirmar a hipótese, mas Leggio acredita que, no futuro, substâncias que ajudem a bloquear a acção da grelina poderão ser um tratamento promissor para o alcoolismo. E, seguramente, vão ajudar a combater a obesidade.

apetite