Cultura

Encontro Ibero-Americano de Museus reúne especialistas de 20 países

Representantes de museus de 20 países ibero-americanos reúnem-se a partir de hoje, em Lisboa, para falar sobre “O Futuro dos Museus” e estabelecer políticas públicas comuns no setor.

De acordo com a Direção-Geral do Património (DGPC), que organiza a reunião, em conjunto com o Programa Ibermuseus, os trabalhos do 8.º Encontro Ibero-Americano de Museus vão decorrer até quarta-feira, no Museu Nacional de Etnologia.

Iniciativa anual, desde 2007, o encontro decorre pela primeira vez em Portugal, e um dos objetivos da organização, segundo a DGPC, é a definição de uma Declaração de Lisboa, com políticas públicas para museus dos 22 países do grupo.

“Caminhos de futuro para os museus: tendências e desafios na diversidade” constituem o tema do encontro, com o objetivo de aprofundar o conhecimento mútuo das realidades museológicas dos diferentes países ibero-americanos.

As principais questões, que os especialistas vão debater, passam pela evolução dos museus até 2020, assim como pela crise económica, a diminuição do financiamento público e a rápida evolução digital.

Entre os conferencistas portugueses contam-se o programador cultural António Pinto Ribeiro, o sociólogo Augusto Santos Silva e a museóloga Inês Fialho Brandão.

Museu Nacional de Etnologia