Saúde & bem-estar

Conheça os principais benefícios do arroz

Mesmo carregando o fardo de ser um carboidrato, o arroz teve a sua redenção diante da febre das dietas sem glúten (afinal, o cereal não carrega essa substância vista como uma das vilãs do emagrecimento). Uma pesquisa realizada pelo Baylor College of Medicine, centro de estudos localizado no Texas, Estados Unidos, comprovou que quem consome uma porção de arroz diariamente – branco ou integral – tem no organismo menos gordura e mais minerais, como potássio, ferro e magnésio.

A pesquisadora responsável pelo estudo, Theresa Nicklas, concluiu ainda que adicionar o alimento ao prato todos os dias melhora a saúde por completo, ajuda a equilibrar a pressão arterial e os níveis de colesterol – e, ainda por cima, previne o diabetes.

Além dos minerais, o cereal também é rico em vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E, que contribuem para a formação de glóbulos vermelhos e estimulam a regeneração celular. O melhor forma de consumi-lo ainda é apostar na tradicional combinação com feijão ou outra leguminosa, como lentilha ou grão-de-bico.

O valor calórico de todos os tipos de arroz é semelhante: de 100 a 130 calorias (100 g do ingrediente cozido). Mas os seus benefícios mudam de acordo com a variedade do cereal.

Veja os diferentes tipos de arroz e seus benefícios:

Branco
Contém basicamente carboidrato e sua principal função é fornecer energia. É o menos nutritivo, pois as vitaminas e minerais ficam na casca, que é retirada durante o polimento.

Integral
Fonte de fibras, minerais e óleos essenciais, estimula o intestino, aumenta a saciedade e reduz a absorção de gordura pelo corpo.

Negro
Rico em propriedades antioxidantes, auxilia na prevenção de danos celulares e de doenças crónicas, como diabetes, cancro e problemas cardiovasculares. Além disso, tem quase o triplo do valor de proteínas e o dobro de fibras em relação ao integral.

Vermelho
Contém monocolina, substância que ajuda na digestão, na redução do colesterol e na prevenção de doenças do coração.

Selvagem
Apesar de ser conhecido como arroz, na verdade é um tipo de grão. Rico em proteínas, fibras e aminoácidos, é também o que apresenta a menor quantidade de gordura. Por isso, é uma boa opção para dietas restritivas.

arroz