Lifestyle

Conheça o comboio de luxo que liga Budapeste a Teerão

A viagem inaugural do Golden Eagle Danube Express arrancou na passada quarta-feira de uma estação nos arredores de Budapeste, capital da Hungria, e chegará ao destino a 28 deste mês. Serão cinco países, 13 dias e 7 mil quilómetros.

É como fazer uma viagem à moda antiga. Uma vez que as carruagens são puxadas por uma locomotiva a vapor e quatro das doze carruagens pertenciam aos correios húngaros, tendo sido reformuladas para integrarem os confortos modernos. No vagão-restaurante, as refeições são preparadas por quatro cozinheiros e servidas com o requinte característico da época de ouro dos caminhos-de-ferro.

Depois da Hungria, a composição passa pela Roménia, Bulgária e Turquia, até entrar em território iraniano.

De acordo com um responsável, a viagem inaugural esgotou em dez dias, apesar de os bilhetes mais baratos custarem 10 mil euros. Viajar numa cabine com casa-de-banho e chuveiro custa mais do dobro: 23 mil euros por passageiro.

Com estes preços, é natural que o Golden Eagle Danube Express atraia uma clientela abastada, que pode constituir um alvo tentador para ladrões e salteadores. Por isso, para garantir a segurança dos passageiros, o Governo do Irão vai destacar militares para viajarem a bordo do comboio.

Fotos: Facebook