Off the record

Cláudia Vieira: a maria-rapaz que se transformou em super mulher

Aos 36 anos, a apresentadora e atriz da SIC é uma das mulheres mais influentes da nossa sociedade, não só pela beleza, mas também pela presença marcante por onde passa.

Ao longo da última década, Cláudia Vieira impôs-se pelo trabalho, sem nunca perder a simpatia, como voltou a mostrar no passado fim de semana no Porto.

A quem a aborda, a estrela da televisão nacional tem sempre um sorriso e nunca recusa uma fotografia ou autógrafo, mesmo cansada, até porque “dá sempre para um bocadinho mais”.

Sempre elegante, Cláudia reconhece que nem sempre foi assim: “Era muito maria-rapaz, mas fui-me tornando mais sofisticada por causa do trabalho, da exigência de aparecer sempre bem, da atenção estar sempre posta em nós. Agora, tenho uma preocupação que antes, até pela minha personalidade, não tinha. Tinha momentos em que me apetecia produzir mas, no dia-a-dia, era muito descontraída”.

unnamed

Durante os quatro dias de Portugal Fashion, onde esteve em trabalho, a protagonista vestiu criações de estilistas nacionais que lhe destacaram a sensualidade, mas é de “saltos rasos, calças de ganga e sweet-shirt” que gosta de andar no quotidiano. “Não me sinto feia assim, mas sei que não pode haver um desleixo da imagem, pois somos referências e os olhos estão constantemente colocados em nós”, acrescenta, consciente do papel a desempenhar.

Pragmática, há muito que adotou um lema de vida regrado que a leva a praticar exercício físico com regularidade: “As minhas idas ao ginásio não são só para me manter magra e tonificada, mas sim para valorizar hábitos saudáveis”.

Entre outros cuidados, Cláudia Vieira não descura as longas melenas. “A minha preocupação quando corto o cabelo é saber se vai ficar bem quando o secar em casa, por exemplo”, partilha, lembrando que “é muito importante manter o cabelo saudável”.

unnamed (3)

Aos quatro anos, Maria é o ai- Jesus lá de casa. Fruto do longo namoro, entretanto terminado, de Cláudia e do ator Pedro Teixeira, a menina é um grande motivo de orgulho. “Tenho uma pirosa em casa que, de vez em quando, faz umas fotos em poses todas para a ‘frentex’. Acho que é porque me imita e também porque é vaidosa e muito feminina. Ela é muito atenta aos pormenores. Antes de sair de casa é toda uma logística pois, além de ter sempre de sair de vestido ou saia – ultimamente, tem sido essa a nossa luta -, há o penteado e o acessório porque anda sempre de malinha”, conta, babada, a mãe.

Quase a estrear-se nas galas das segunda edição de “Factor X”, Cláudia Vieira promete arrasar com propostas de estilistas lusos que a vão vestir em cada domingo que entrar em cena ao lado de João Manzarra.

unnamed (10)

Fotos: José Gageiro