Consultório

Aumento e remodelação de lábios

É um facto indiscutível que os lábios femininos são uma das partes do corpo mais atrativas. Todos sabemos que atrizes como Angelina Jolie ou mesmo Sophia Loren baseiam grande parte da sua sensualidade nos lábios carnudos e sensuais.

Com a idade o volume dos lábios diminui e aparece frequentemente com rugas (código de barras). Do tratamento do código de barras falamos em outro capítulo.

labios1

Existem outras mulheres que tem um lábio fino desde o nascimento (congénito). Os lábios finos podem condicionar complexos, diminuição da autoestima e ser a causa de alterações no comportamento. Por isso, consideramos que esta técnica de embelezamento labial é uma ferramenta muito útil para aumentar a autoestima na mulher.

Existem numerosos produtos no mercado que se podem injetar para aumentar o volume e remodelar os lábios. Hoje em dia, só recomendamos o uso de substâncias reabsorvíveis. Normalmente duram entre 6 meses e 2 anos (no máximo).

labios2

Na Clínica Luso Espanhola realizamos o enchimento labial com ácido hialurónico, existindo diferentes marcas e apresentações.

Um reduzido grupo de pacientes com lábios fibrosos e boca muito pequena pode não ter o resultado pretendido. Assim, costumamos optar por fazer o tratamento em 2 sessões, no sentido de assegurar um melhor resultado estético e evitar que os lábios fiquem demasiado cheios ou com a chamada boca de pato.

labios3

Uma outra opção, mais definitiva, é o enchimento com a própria gordura da paciente. Tem o inconveniente de precisar de uma pequena cirurgia para fazer a colheita da gordura. Normalmente, extrai-se do abdómen. Por vezes, é necessário um segundo procedimento para conseguir o resultado pretendido.

labios4

O médico deve tentar respeitar sempre a harmonia de cada rosto, observar a raça e compatibilizar isto dentro do possível com os desejos da paciente.

E raro haver complicações, sendo que pode acontecer uma pequena inflamação que dura poucos dias e algum pequeno hematoma. Habitualmente colocamos anestesia local, mas o procedimento também pode ser realizado sem anestesia, caso a paciente tiver um bom autocontrolo.