Cultura

Antonio Banderas vai receber Goya Honorário em 2015

O ator espanhol receberá o Goya honorário 2015, em reconhecimento pelo conjunto da sua carreira na festa de gala da entrega do prémio, considerado o Óscar do cinema espanhol, que terá lugar no dia 8 de fevereiro.

“Com uma carreira marcada pelo risco e compromisso, José Antonio Domínguez Bandera, ou Antonio Banderas, é o destinatário do Goya de Honra 2015”, anunciou esta segunda-feira, dia 20, a Academia de Cinema espanhola em comunicado.

Banderas, de 54 anos, foi nomeado em quatro ocasiões ao Goya, mas nunca venceu o principal prémio do cinema da sua terra-natal.

Atualmente, o ator está em cartaz nos cinemas dos EUA com a ficção científica “Automata”, filme que faz uma reflexão sobre a decadência da raça humana e a perda de valores, com robôs que agem como espelhos das pessoas.

Na longa-metragem, Banderas interpreta Jacq Vaucan, funcionário de uma seguradora de robôs que se vê envolvido numa investigação sobre as falhas técnicas de alguns androides. Mas o que parece um defeito comum acaba por provocar a possibilidade de a humanidade enfrentar uma nova era.

Antonio Banderas