Atualidade

Pais da vítima de Oscar Pistorius incrédulos com veredito

Os pais de Reeva Steenkamp, a jovem modelo abatida por Oscar Pistorius em 2013, ficaram chocados com o veredito de homicídio involuntário emitido pela justiça sul-africana ao campeão paralímpico.

“Penso que não é um bom veredito… Eles acreditaram na sua história, eu não”, afirmou a mãe da manequim, June Steenkamp, em declarações à cadeia televisiva NBC. “Ele disparou sobre a porta, e não acredito que tenham pensado tratar-se de um acidente”, acrescentou.

Na ausência de provas irrefutáveis que demonstrassem a intenção de matar, a justiça sul-africana forneceu a Pistorius o benefício da dúvida e afastou a acusação de assassínio, que o próprio contestava.

“Ela morreu de uma morte horrível, dolorosa, terrível, e sofreu”, continuou, fazendo referência à arma usada por Pistorius, que estava carregada com balas expansivas, cuja utilização tem provocado polémica pelo facto de, ao contrário de trespassarem o corpo, explodem e laceram os tecidos, não permitindo qualquer recuperação dos ferimentos.

“Foram cometidos numerosos erros, isto não pega”, acrescentou June, com o seu marido Barry a considerar que “todos os que puderam seguir este caso no mundo estão incrédulos”.

Interrogada sobre a pena que gostaria de ver aplicada ao desportista, a anunciar em outubro, June respondeu que pouco lhe importa: “Isso não vai mudar nada, não fará regressar a minha filha, ela partiu para sempre”.

Recorde-se que o atleta, de 27 anos, foi declarado culpado do homicídio involuntário da sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, de 29 anos, que foi abatida a tiro no dia 14 de fevereiro de 2013.

June  e Barry Steenkamp