Cultura

“Otelo” em versão para atores e marionetas estreia no D. Maria II

A tragédia “Otelo”, de William Shakespeare, numa versão para atores e marionetas interpretada pela companhia chilena Viajeinmóvil, vai ter estreia europeia a 16 de setembro, no Teatro Nacional D. Maria II (TNDM), em Lisboa.

De acordo com o teatro, o espetáculo, que sobe ao palco novamente no dia 17, é apresentado no âmbito do Programa Gulbenkian Próximo Futuro, com encenação de Jaime Lorca, Teresita Iacobelli e Christián Ortega.

Criada para dois atores, marionetas e objetos, esta peça combina ainda realidade e fantasia, humor e tragédia, o antigo e o contemporâneo.

No enredo escrito por Shakespeare, em vingança por não ter sido promovido a tenente, Iago convence Otelo de que Desdémona, a sua jovem e bela mulher, tem um caso amoroso com Cassio, recentemente promovido ao cargo. Instigado por Iago e perturbado pelo ciúme, Otelo acaba por assassinar a amada.

Fundada em 2005, a companhia Viajeinmóvil conta no seu repertório com várias peças que partilham um denominador comum: o uso de marionetas, a animação de objetos e a presença de cenografia móvel.

Otelo