Cultura

Oliver Stone homenageado pela Câmara Municipal do Porto

O realizador norte-americano Oliver Stone foi homenageado na sexta-feira, dia 26, na Câmara Municipal do Porto, onde recebeu a medalha de honra da cidade das mãos do presidente, Rui Moreira, que disse assemelhar-se a “uma estrela de cinema”.

“Já viajei por muitos sítios, mas é muito raro ir a uma cidade onde o presidente da Câmara se parece com uma estrela de cinema. Devo dizê-lo, como realizador, ele podia ser o protagonista deste filme, um muito belo candidato a presidente na minha mente, mas ele não quer candidatar-se”, disse Oliver Stone, entre risos, nos Paços do Concelho da autarquia.

O realizador, vencedor de três Óscares da Academia, marcou presença no Porto no âmbito do festival Douro Film Harvest, que inclui ainda a primeira apresentação europeia do livro “The Untold History of the United States” (“A História por Contar dos Estados Unidos”, em tradução livre para português), que também existe em formato de documentário com 12 horas.

O responsável por filmes como “Platoon” e “Assassinos Natos” mostrou-se agradecido pela homenagem concedida e declarou, depois de Rui Moreira ter dito que a contribuição de Stone para um mundo melhor transcendia o cinema: “Também vocês podem fazer um mundo melhor e mudá-lo se quiserem.”

“Honra-me que pensem em mim como um combatente da liberdade”, afirmou Oliver Stone, que explicou que “The Untold History of the United States” é, de certa forma, a sua lembrança do tempo que passou neste planeta.

Momentos antes, Rui Moreira recordou que “o Porto é – sempre foi – cidade da cultura e das artes”, podendo considerar-se “com justiça (…) a cidade berço do cinema português”.

“A visita de um realizador que marcou a história do cinema nas últimas décadas como Oliver Stone vem reforçar esse vínculo à Sétima Arte, mas vem acima de tudo demonstrar a abertura da nossa cidade à cultura internacional”, disse o presidente da Câmara Municipal do Porto.

Na passagem pela Invicta, o realizador teve a oportunidade de conhecer algumas das atrações da cidade, provar o vinho do Porto e passear de barco pelo rio Douro a convite de Mário Ferreira.

Fotos: D.R.