Atualidade

Mundo recorda ataque terrorista de 11 de setembro

Treze anos passaram desde que a Al-Qaeda realizou o ataque terrorista que derrubou as torres gémeas do World Trade Center, em Nova Iorque. A destruição das torres gémeas e a morte de quase 3 mil pessoas fez com que o mundo nunca esqueça o dia 11 de setembro de 2001.

Recorde-se que o primeiro avião atingiu a torre norte do World Trade Center, e o segundo, 15 minutos depois, embateu contra a torre sul. Pouco tempo depois, ocorreu mais um ataque, desta vez ao Pentágono, em Washington. Já o quarto avião caiu na Pensilvânia.

Após o atentado, a zona do Ground Zero, uma área de 65.000 metros quadrados em Lower Manhattan, passou a atrair milhares de turistas que visitam todos os dias a cidade de Nova Iorque. Numa segunda fase, após um longo debate em torno do projeto de reconstrução, surgiu o Memorial Museum.

O memorial localizado no novo complexo do World Trade Center é composto por quatro torres, um museu e um centro comercial. As duas primeiras torres, assim como o museu, foram inaugurados no ano passado. A construção de novas infraestruturas prossegue treze anos após os atentados das terras gémeas.

Fotos: D.R.