Cultura

Mosaico em cortiça que retrata Saramago inscrito no Guinness World Records

O maior mosaico do mundo elaborado com rolhas de cortiça e que retrata o escritor José Saramago foi inscrito no livro do Guinness World Records.

A obra conta com mais de trezentas mil rolhas de cortiça e foi produzida no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, através do artista albanês Saimir Strati, detentor de oito recordes no Guinness World Records.

“O objetivo era bater o recorde, mas o principal era contribuirmos de alguma forma para cada vez mais promover esta riqueza endógena do nosso território que é a cortiça e que tão importante é na sustentabilidade da nossa região”, disse o presidente da Câmara de Ponte de Sor, Hugo Hilário, em declarações à agência “Lusa”.

O mosaico foi produzido nos últimos trinta dias, tendo um alcance de 24 metros de comprimento, por 4,5 metros de altura, num total de 157 metros quadrados.

A obra retrata principalmente uma imagem de José Saramago, uma outra imagem de Ponte de Sor e o simbolismo do Festival 7Sóis7Luas.

“Estamos a ter um dia importantíssimo para Ponte de Sor e o mais importante de tudo é sentirmo-nos ainda mais atrativos aos olhos de quem nos pretende visitar e investir no nosso concelho”, declarou.

A obra foi hoje classificada naquela cidade alentejana por várias personalidades relacionadas com o livro de recordes, entre os quais um juiz oficial do Guinness World Records que fez a entrega do certificado que testemunha a inscrição no álbum internacional daquela instituição.

Esta iniciativa desenvolvida por Saimir Strati contou com o apoio do Festival 7Sóis7Luas, empresas transformadoras de cortiça sediadas no concelho de Ponte de Sor e da Entidade Regional de Turismo (ERT) Alentejo que se associou a este projeto no âmbito da candidatura do montado a Património da Humanidade.

O mosaico poderá ser observado no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor.

Mosaico saramago