Televisão

“Friends” estreou há 20 anos

Foi no dia 22 de setembro de 1994, que a série “Friends” estreou nos EUA. Rachel, Monica, Ross, Chandler, Phoebe e Joey tornaram-se um verdadeiro sucesso.

A ideia da NBC era fazer uma série sobre um grupo de amigos com 20 e poucos anos, de forma a abordar temáticas importantes como a luta por um emprego, viver fora de casa dos pais, com amigos, andar ainda à procura do amor. Os argumentistas David Crane e Marta Kaufman aceitaram o desafio.

O único ator que eles tinham em mente quando criaram as personagens era David Schwimmer para a personagem do paleontólogo Ross. O mais difícil foi encontrar o ator para fazer Chandler. “Já começávamos a pensar que tínhamos de mudar a personagem quando apareceu Matthew Perry”, recordou David Crane. Courteney Cox (que era a atriz mais conhecida de todos devido à sua participação em “Quem sai ao seus”) fez audições para o papel de Rachel mas pediu para interpretar antes a “control freak” Monica. Ellen Degeneres recusou o papel da extravagante Phoebe que acabou por ficar para Lisa Kudrow. Jennifer Aniston, que era praticamente uma desconhecida, foi a última a juntar-se ao elenco para ser a mimada Rachel.

As escolhas dos atores levou os argumentista a fazer algumas mudanças nos textos, nomeadamente o par romântico que inicialmente estava pensado era composto por Joey e Monica, mas logo perceberam Rachel e Ross seriam um par óbvio, assim como, mais tarde, Monica e Chandler.

O sucesso da série foi tal que muitos episódios contaram com a participação especial de grandes estrela de Hollywood, como Brad Pitt (na altura casado com Jennifer Aniston), Julia Roberts, Susan Sarandon, Winona Ryder, entre muitos outras.

A série teve dez temporadas entre 1994 e 2004, num total de 238 episódios, e continua a ser um sucesso.

(Re)Veja a primeira cena do primeiro episódio.

Tópicos: