Cultura

Filme de Manoel de Oliveira apresentado em Veneza

O novo filme de Manoel de Oliveira, “O velho do Restelo”, foi apresentado ontem, 01 de Setembro, à imprensa, no Festival Internacional de Veneza, e tem exibição oficial marcada para hoje à tarde, na Sala Grande, com o título internacional “The old man of Belem”.

A rodagem de “O velho do Restelo” realizou-se na primeira quinzena do passado mês de abril, no Porto, cidade onde o cineasta nasceu, em 1908. O projecto, que esperou vários meses por financiamento, estava pronto para a rodagem desde o final de 2013, altura em que o realizador completou 105 anos.

Neste novo filme, Manoel de Oliveira reúne, num banco de jardim do século XXI, várias personagens e escritores históricos: Dom Quixote, o poeta Luís Vaz de Camões, o poeta Teixeira de Pascoaes e o romancista Camilo Castelo Branco. As personagens são interpretadas por Luís Miguel Cintra (Camões), Ricardo Trepa (Dom Quixote), Diogo Dória (Teixeira de Pascoaes) e Mário Barroso (Camilo Castelo Branco).

Depois da estreia em Veneza, o filme será apresentado nos festivais de Toronto, que decorre de 08 e 14 de setembro, e de Nova Iorque, que vai de 27 de setembro a 13 de outubro.

Recorde-se que Manoel de Oliveira recebeu um Leão de Ouro de carreira em Veneza, em 2004.

 

Fotos: José Gageiro