Televisão

Estreia de “The World Wars” celebrada com criação de aromas

O canal História estreia em exclusivo a sua mais ambiciosa superprodução, “The World Wars”, na segundas-feira, dia 15, pelas 22h00.

“The World Wars” é uma série de 6 episodios que retrata a I e II Guerras Mundiais centrando-se na evolução e no papel que desempenharam os seus protagonistas: Winston Churchill, Adolf Hitler, Franklin D. Roosevelt, Hideki Tojo, Benito Mussolini e Josef Estaline.

Para promover a série, o canal decidiu levar os telespetadores a descobrir os aromas da história, pela mão do perfumista Lourenço Lucena, que teve como desafio recriar e atribuir um aroma específico a cada protagonista da série, com a ajuda e participação de João Neto, o historiador responsável pela investigação e descrição profunda das seis personalidades. “Foi um dos desafios mais interessantes que tive até hoje”, afirmou à Move Notícias Lourenço Lucena. O perfumista disse que a maior dificuldade que encontrou “foi escolher, de entre as várias possibilidades e caminhos, um aroma que de alguma forma respondesse ao desafio e personificasse cada personagem”. A parceria entre o perfumista e o historiador não poderia ter corrido melhor. “Foi uma agradável surpresa. Na minha modesta opinião, foi um bom trabalho. Acabamos por descobrir e de compartilhar informações que nos eram desconhecidas sobre as personagens. E como também não nos conhecíamos, foi interessante dar a conhecer os ambientes de trabalho de cada um. Os perfumes estão bem conseguidos, especialmente no caso do Winston Churchill, até lhe pedi para ficar com esse aroma”, revelou João Neto.

O perfumista Lourenço Lucena
O perfumista Lourenço Lucena

Os aromas de cada personalidade
Para Churchill, Lourenço Lucena criou “uma composição segura e masculina, em que se destacam a riqueza aromática da folha de tabaco, intensa como a sua personalidade conjugada com o aroma adocicado da folha de figueira numa referência à sua proximidade com o campo, fechando com uma nota amadeirada, reflexo da sua segurança e determinação”. Já para Roosevelt “o aroma que o caracterizar é uma brisa marinha, numa clara referência ao desembarque da Normandia e aos aromas que as tropas americanas então sentiram no desembarque na costa francesa e que marcou o início do fim da Guerra”. A Mussilini o perfumista associou “uma composição floral intensa e majestosa, como os seus discursos, com a flor rôxa de Iris, ostensiva e imperial como um manto de um imperador romano”. O aroma de Hitler “é uma composição do aroma do óleo dos tanques de guerra que invadiram e trespassaram a Europa, associado ao aroma da madeira queimada numa referência à destruição de tudo por onde passavam”. Para Estaline Lourenço Lucena criou um aroma “do gelo e do frio, misturado com o aroma da floresta por onde muitos soldados combateram e que tiveram como seu principal inimigo, em muitos casos muito mais mortal que o próprio adversário de guerra”. Por fim, para Tojo foi criado um aroma “da flor de cerejeira, num bouquet floral, numa clara alusão a um dos símbolos do Japão e tão amado como a bandeira ou o hino nacional”.

O público pode aceder aos aromas recriados numa visita às lojas MEO do Porto, Lisboa, Coimbra e Portimão.

O historiador João Neto
O historiador João Neto