Saúde & bem-estar

Dizer que a pessoa tem excesso de peso não a ajuda a emagrecer

Um estudo da Universidade de Londres, publicado no jornal “Obesity”, revela que dizer a uma pessoa que tem excesso de peso não a ajuda a emagrecer e tem, precisamente, o efeito contrário.

A investigação observou três mil adultos no Reino Unido durante quatro anos e concluiu-se que os 5% que sofreram “discriminação de peso” ganharam uma média de 0,95 kg durante esse período. Já as pessoas que não foram discriminadas perderam uma média de 0,71kg.

A equipa revelou que este estudo contradiz o pensamento comum de que a vergonha pelo peso faz com que as pessoas emagreçam. “Não à justificação para que as pessoas sejam discriminadas por causa do peso”, afirmou Sarah Jackson, da UCL, a autora principal do estudo.

“Os nossos resultados mostram que a discriminação por causa do peso não incentiva a perder peso e sugerem que pode até agravar o peso. Estudos anteriores descobriram que as pessoas que são discriminadas procuram conforto na comida. O stress é uma das respostas à discriminação e pode aumentar o apetite, especialmente para alimentos altamente energéticos. O estudo também mostrou que esta discriminação faz com que as pessoas se sintam menos confiantes em fazer atividade física e por isso evitam fazê-lo”, acrescentou.

perder_peso_balanca