Lifestyle

Buddha Eden: Um passeio pelo jardim da paz

Idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, o Buddha Eden, situado na Quinta dos Loridos, no Bombarral, é o maior jardim oriental da Europa. O espaço com cerca de 35 hectares, e designado como “Jardim da Paz”, surgiu em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras-primas do período tardio da Arte de Gandhara.

Entre budhas, pagodes, estátuas de terracota e várias esculturas cuidadosamente colocadas entre a vegetação, estima-se que foram usadas mais de 6 mil toneladas de mármore e granito para edificar esta obra.

A escadaria central é o ponto focal do jardim, onde os buddhas dourados dão lhe as boas-vindas. Já no lago central é possível observar os peixes KOI. Terá ainda a oportunidade de ver de perto os 700 soldados de terracota pintados à mão.

Além disso, o Buddha Eden oferece uma nova área, recentemente inaugurada, onde estão expostas obras de arte, nomeadamente a “Nectar” de Joana Vasconcelos.

Pode optar por visitar o jardim a pé, pagando a entrada de 2,50 euros, ou então escolher a visita de comboio pelo preço de 5,50 euros. Na visita de comboio são efectuadas paragens em pontos do jardim para que possa sair e tirar fotografias. Durante o trajeto são dadas explicações sobre as várias estátuas espalhadas pelo Buddha Eden.

O jardim tem um restaurante/bar onde pode descontrair na esplanada depois da visita e a loja oferece uma variedade de vinhos. Os apreciadores de vinhos poderão fazer uma prova na adega antiga ou na loja, porém terão que fazer marcação antecipada.

Fotos: Move Notícias