Lifestyle

As mulheres passam dez dias por ano de mau humor

O mau humor das mulheres (e também dos homens) está na origem de muitas discussões entre casais. Agora, um estudo da Healthspan veio comprovar que as mulheres passam dez dias por ano de mau humor.

E as razões para essa má disposição são muitas: sentir-se gorda, o marido/mulher ou namorado/a que não a ouve, estar com a neura, o (mau) tempo e não ter dinheiro suficiente são o top cinco da lista.

Problemas com tecnologia, o trânsito, unhas partidas, crianças ingratas são outros dos motivos apontados pelas senhoras para estarem num “dia não”.

A investigação revela que as mulheres passam cinco horas por semana de mau humor, sendo que elas próprias admitem que é algo que vai piorando com a idade – quatro em dez mulheres confessou estar assim ‘muitas vezes’.

Mas os homens não concordam com o tempo que as mulheres passam “amuadas com a vida”. Aliás, acham mesmo que as mulheres passam mais tempo mal-humoradas do que bem com a vida. 68% confessou manter-se longe da sua companheira quando ela está assim enquanto que apenas 15% referiu “fazer-lhes frentes”, dizendo-lhes para pararem.

“Tanto os homens como as mulheres são propícios a estarem de mau-humor de vez em quando mas o que é interessante é ver como é que cada um lida com isso”, afirma a psicóloga Sally Brown ao “Daliy Mail”. “As mulheres querem ter tempo para elas enquanto que os homens apoiam-se na sua cara metade para os animar”.

O que fazer nestas situações? Sally Brown defende que rodear-se de pessoas bem dispostas pode ajudar, e até coisas simples como um banho quente pode fazer milagres.

22% das inquiridas referiu ainda que o exercício físico é essencial nestas ocasiões e uma em cinco mencionava que os filhos ajudavam. Uma em cada dez mulheres recorre ao chocolate para acalmar os nervos e um copo de vinho é um bálsamo para dois quintos destas senhoras.

E há algo que não deve ser ignorado nesta equação: o papel das hormonas. “Não devemos ignorar o impactos que as hormonas têm na vida dos homens”, defende a médica Hilary Jones, acrescentando que alguns inquiridos referem que o mau humor aumenta com a idade: “A andropausa é bem real”.

mau humor