Saúde & bem-estar

Trocar o carro pelo autocarro ajuda a emagrecer

Pessoas que se deslocam para o trabalho a pé, de bicicleta ou de transporte público são mais magras e têm menos gordura no corpo do que aquelas que vão de carro, segundo revela um estudo publicado no “British Medical Journal”.

A equipa de pesquisadores da London School of Hygiene & Tropical Medicine analisaram o índice de massa corpórea (IMC) de mais de 7 400 britânicos. Dos participantes homens, 76% deslocavam-se de carro, 10% de transporte público e 15% pedalavam ou caminhavam. Entre as mulheres, 72% usavam o carro, 11% recorriam ao transporte público e 17% iam a pé ou de bicicleta.

Os autores constataram que homens que usavam o transporte público, pedalavam ou iam a pé tinham IMC 1 ponto inferior ao dos participantes que usavam o automóvel, o que significa uma diferença de 3 quilos. Já as mulheres que andavam a pé, de bicicleta ou de transporte público apresentavam um IMC 0,7 ponto interior ao das adeptas do carro, ou 2,5 quilos a menos. O IMC é calculado pela divisão do peso pela altura ao quadrado. Uma pessoa é considerada saudável se seu índice está entre 18,5 e 24,9. Uma taxa inferior a 18,5 aponta que o indivíduo está abaixo do peso. Acima de 25 indica sobrepeso e de 30, obesidade.

O resultado repetiu-se na análise da porcentagem de gordura, mesmo depois de levar em conta fatores como idade, doenças, deficiência física, renda mensal, classe social, nível de esforço físico no trabalho e alimentação dos participantes.

transporte publico