Televisão

SIC esclarece polémica com Victor Espadinha

A SIC emitiu um comunicado onde “lamenta e repudia” as críticas apontadas à estação pelo ator e cantor Victor Espadinha.

“Ao contrário do que o ator tem vindo a afirmar, nunca a SIC assumiu qualquer compromisso com Victor Espadinha. Em carta de 6 de agosto de 2013, foi-lhe reiterado o reconhecimento pela sua colaboração com a SIC e que uma colaboração sua seria equacionada em futuras produções, incluindo as que estavam em curso. Isso não foi possível até agora, como acontece, aliás, com muitos outros profissionais que nos procuram e a que, infelizmente, não podemos satisfazer. A SIC orgulha-se de dar trabalho a muitos atores e apresentadores, mas, como é óbvio, não pode empregar todos”, lê-se no comunicado.

A polémica começou quando Victor Espadinha utilizou as redes sociais, no passado dia 14, para escrever uma carta dirigida a Luís Marques, da SIC:

“O senhor é um aldrabão! Se por acaso resolver processar-me, não se esqueça que levarei ao juiz a carta que me enviou em 6 de Agosto de 2013! (…) Estou cansado de vê-lo tantos anos a perder nas audiências com a TVI. Já enjoa! Deve ter nascido para olhar para cima, nota-se que é a sua natureza perdedora”, começava por dizer a missiva.

O ator não poupou criticas, nomeadamente a Júlia Pinheiro: “Ainda não entendeu que a Diretora de Gestão e Desenvolvimento das Chamadas de Valor Acrescentado, a (Júlia) Pinheiro, não pode aparecer nos ecrãs? Esse falsete gritante e desafinado pouco mais tem com admiradores do que os otorrinos? São martelos, tímpanos avariados e TINNITUS nos ouvidos dos velhinhos que vêem as ‘Manhãs da Júlia’, a ‘Querida Júlia’, as ‘Sextas Magicas da Júlia’, a ‘SIC da Júlia’, o ‘Sabadabadão da Júlia’?! Ela pode ir ‘roubar’ à TVI o jovem d’A Tua Cara Não Me É Estranha’, contratar o Gervais à ‘Fox’, pagar ao Jimmy Fallon da ‘NBC’, todos ao mesmo tempo para ela se ‘colar’ ao lado, que o público vai sempre preferir o Goucha!. (…) A falta de ética, a ausência de dignidade e a decadência, começaram com essa formosura de corpo e alma, essa estagiária da Arte de Talma (?!), que é a [Teresa] Guilherme. Ainda hoje existem artistas a passarem fome com a grande golpada que foi acabar com certas produções para ela substituir pelas dela (esta jogada rocambolesca ainda não foi bem contada)! Um deles, o Pedro Alpiarça, suicidou-se, atirando-se de uma janela do Hospital de Santa Marta! Antes, já o Camacho Costa tinha sido extorquido e o seu cancro explorado pelas audiências. O pobre só descansou na campa!”.

Victor Espadinha