Saúde & bem-estar

Refrigerantes com gás não provocam celulite

Inimigo número um de muitas mulheres, a celulite não está diretamente relacionada com o consumo de bebidas gaseificadas. É o que explica o cirurgião plástico Guilherme Furtado, consultor do programa “Mais Você”, da TV Globo. O especialista sublinha que o problema está ligado à genética de cada indivíduo e com a acumulação de gordura entre a pele e os músculos.

“Uma pessoa que não faz atividade física e tem músculos um pouco mais atrofiados pode acumular mais tecido adiposo e tende a ter mais celulite”, esclarece Furtado, acrescentando: “Trata-se de uma característica genética”.

“Refrigerantes com açúcar podem gerar celulite simplesmente por terem calorias, assim como uma bolacha, uma massa branca, arroz branco, farinha e açúcar”, explica.

O cirurgião recomenda o consumo das versões zero ou diet de refrigerantes, que não têm açúcar, como a solução para diminuir a acumulação de calorias que favorecem o aparecimento da celulite.
De acordo com o especialista, a celulite forma-se entre os tecidos conjuntivos logo abaixo da pele, onde a gordura se acumula entre as fibras que ligam a musculatura à pele.

Além disso, explica que quanto mais gordura acumulada na região dos glúteos e pernas, maior a incidência de celulite naquelas pessoas que possuem predisposição a desenvolvê-la. A solução é uma dieta equilibrada rica em nutrientes, com consumo moderado de açúcares e gorduras.

Para quem já sofre com o problema, a indicação do médico é simples: exercício físico para tonificar os músculos e reduzir o tecido adiposo.

Celulite