Atualidade

Pistorius não tinha intenção de matar namorada

O advogado de Oscar Pistorius disse hoje que os factos não provam que o atleta sul-africano tinha a intenção de matar a sua namorada, nas alegações finais para salvar o seu cliente de uma vida na prisão.

Intervindo no final de um julgamento iniciado há cinco meses, Barry Roux procurou desmontar as alegações da acusação de que Pistorius assassinou deliberadamente a modelo Reeva Steenkamp, de 29 anos, depois de uma discussão às primeiras horas do dia 14 de fevereiro de 2013.

A defesa acusou a polícia e o ministério público de ignorarem provas na CASA de Pistorius que não sustentam o seu caso “circunstancial”, um dia depois do procurador Gerrie Nel ter retratado o atleta como um mentiroso.

Segundo o advogado, Pistorius é “um indivíduo altamente vulnerável” obcecado com a segurança – devido a uma infância difícil e à sua deficiência (amputado das duas pernas abaixo do joelho) – num país com uma alta taxa de criminalidade.

O atleta alegou que matou a modelo de 29 anos, disparando quatro tiros através da porta da casa de banho, pensando que estava a disparar contra um intruso.

Para Roux, as provas sugerem que o atleta paralímpico, de 27 anos, nunca deveria ter sido julgado por homicídio premeditado, mas sim por homicídio involuntário. “A sua perceção (do perigo) é subjetiva e ele atuou de forma negligente. O que deverá conduzir a um veredicto de homicídio involuntário”, defendeu o advogado.

O procurador Gerrie Nel pediu na quinta-feira, dia 7, que o atleta fosse condenado por homicídio premeditado, pelo qual arrisca uma pena de 25 anos de prisão.

O veredito será conhecido a 11 de setembro.

Oscar Pistorius