Atualidade

Felipe VI com ordenado de príncipe

Felipe VI ascendeu ao trono no passado 19 de junho, porém isso não se traduziu num aumento de ordenado para o novo rei, uma vez que não quis alterar o plano financeiro que foi determinado para este ano. Assim, mantém o vencimento de 146 376 euros anuais e o seu pai, o rei Juan Carlos, o de 292 752 euros. O mesmo acontece com os ordenados de Letizia e Sofía.

Porém, isto não quer dizer que as regras na monarquia espanhola não mudaram. Recentemente, a casa real anunciou um conjunto de medidas, entre as quais está a proibição de elementos da casa real trabalharem em empresas privadas.

Proclamacao Felip23

O pacote de medidas tem em vista travar a contestação à monarquia, que subiu de tom nos últimos anos do reinado de Juan Carlos. A principal medida, segundo a imprensa espanhola, é o compromisso com uma auditoria externa às contas da casa real, algo que já é costume em monarquias como as do Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Suécia e Noruega. Até agora, as contas da casa real espanhola eram controladas internamente e foram reveladas publicamente pela primeira vez em 2011, sob pressão do escândalo que envolve Iñaki Urdangarin, marido da infanta Cristina e genro de Juan Carlos.

Felipe e Letizia que estão a gozar alguns dias de férias em Palma de Maiorca na companhia das filhas, Leonor e Sofía. Em setembro, os reis viajam para os EUA para participar na Assembleia Geral das Nações Unidas, a partir de onde irá proferir o seu primeiro discurso com verdadeiro alcance internacional. Nessa altura, dar-se-á o seu primeiro encontro, na qualidade de rei, com o Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama.

Reis Espanha3