Lifestyle

Facebook lança aplicação para acesso grátis à Internet em África

O Facebook anunciou uma nova aplicação para dispositivos móveis. O app Internet.org, que leva o nome da iniciativa de tornar a Internet mais acessível a regiões pobres e afastadas, chega para o Android oferecendo acesso a serviços essenciais sem pagamento pelo uso dos dados.

Inicialmente, a empresa disponibilizou o serviço apenas para os clientes da operadora Airtel, na Zâmbia. Contudo, a companhia considera expandir os seus esforços para outros países e procurar outros parceiros.

Quem utilizar a aplicação terá acesso livre ao Facebook, mas a empresa vai além dos serviços de entretenimento com o app. Também será aberto o acesso a serviços locais como o Kokoliko e o GoZambiaJobs, que mostram oportunidades de emprego, Accuweather, para previsão do tempo e Wikipédia, para informações gerais, e o Facts From Life, da Unicef, que oferece conselhos de saúde e higiene, entre outros serviços.

Os recursos estarão disponíveis através do Google Play, da página do Internet.org, ou então dentro da própria aplicação do Facebook para o Android.

Mark Zuckerberg, em comunicado aberto no seu perfil, diz que apenas 15% das pessoas na Zâmbia têm acesso à Internet. “Em breve, todos poderão usar a Internet gratuitamente para encontrar emprego, procurar ajuda sobre saúde e reprodução”, explicou.

facebook