Saúde & bem-estar

Estudo alerta para “contaminação” do café

Logo ao acordar, após o almoço ou durante o expediente, o café é uma das fontes de energia preferidas por milhões de pessoas em todo o mundo. Saiba que esta bebida, tão popular, está cada vez mais cheia de ingredientes para além dos grãos de café. O trigo, o milho, o centeio, a cevada, o açúcar mascavado e até mesmo torrões de terra têm sido identificados na bebida. Esta é a conclusão de um estudo da Universidade Londrina, no Brasil, que foi apresentado no encontro da Sociedade Americana de Química.

Apesar de a inclusão destes ingredientes não parecer, perigosa para a saúde humana, os investigadores alertam para potenciais riscos no caso de pessoas que não podem ingerir glúten ou que têm alergias a determinados ingredientes.

A escassez do café, associada às mudanças climáticas, e que têm afetado os produtores nos últimos anos, parece estar na origem do problema.

“Com a escassez do café, os preços aumentam. Esta situação favorece a fraude do café para a obtenção de lucros”, afirmou Suzana Nixdorf, investigadora da UEL que estuda métodos de avaliação do café há mais de 20 anos.

A equipa de investigação está a desenvolver um teste para ser implementado ao nível das fábricas de produção, de modo a que as substâncias indesejadas sejam detetadas antes de chegarem ao consumidor. “Através deste teste, é possível saber, com 95% de precisão, se o café é puro ou tem outros ingredientes”, declarou.

Cafe