Lifestyle

Conheça as bonecas que querem inspirar crianças

Uma nova empresa chamada Miss Possible criou bonecas com profissões ligadas à ciência, à tecnologia, à engenharia e à matemática.

“Bonecas e atividades que capacitam as raparigas para sonharem alto”, este é o lema da start up norte-americana, que tem como levar às lojas bonecas que não são só princesas nem servem apenas para cozinhar, trocar de roupa e fazer penteados. Supriya Hobbs e Janna Eaves, duas antigas estudantes de engenharia da Universidade de Illinois, criaram as bonecas Marie Curie, inspirada na cientista vencedora de um Nobel da física e outro da química, Bessie Coleman, primeira mulher afro-americana a tornar-se piloto nos Estados Unidos e Ada Lovelace, matemática e escritora que foi a primeira mulher a programar um computador.

As três escolhas iniciais representam a mudança nas “oportunidades que as raparigas vêem para si”, pode ler-se na página oficial da marca. As criadoras da Miss Possible querem que as crianças tenham contacto com mulheres que alcançaram grandes feitos, para que lhes sirvam de modelo. “Estamos a começar com ciência, tecnologia, engenharia e matemática porque estes campos têm extrema necessidade de mais mulheres, mas isto é só o começo”. O plano é mostrar às crianças do sexo feminino que é possível mudarem o mundo de diferentes maneiras porque “para as raparigas, hoje em dia, tudo é possível”.

No entanto, as criadoras ressalvam que ideia não é dizer não a brinquedos ditos femininos, como a Barbie por exemplo, mas sim balançar os dois mundos.

As bonecas só começam a ser vendidas em 2015 e também vão ter aplicações com atividades para as crianças fazerem com as bonecas.

Miss Possible1