Cultura

Chega às livrarias livro sobre Felipe e Letizia

A subida ao trono espanhol de Felipe VI deu-se “num inicial ambiente de esperança”, afirma José Apezarena, autor da obra “Felipe & Letizia. A Conquista do Trono”, editada pela Esfera dos Livros e que está à venda a partir de hoje.

O autor, jornalista na agência noticiosa Europa Press, vaticina que a “atuação e impulso” do rei Felipe VI “podem constituir um fator-chave na hora de aglutinar energias e de mobilizar todos os recursos para pôr (Espanha) de novo em marcha e também para enfrentar os seus desafios”.

Felipe foi proclamado rei de Espanha no passado dia 19 de junho, nas Cortes, em Madrid, após a abdicação do seu pai, Juan Carlos, uma transição feita “com alguma rapidez”. Felipe VI e Letizia “culminaram assim uma longa etapa de espera e preparação que começou de forma definitiva quando contraíram matrimónio, dez anos antes”.

O autor afirma que, desde então, “surgiram bastantes dissabores”. “Talvez mais do que calcularam”, desde “a dureza com que algumas pessoas escrutinaram o comportamento e a trajetória de Letizia”, até ao escândalo que envolveu Iñaki Urdamgarin, marido da irmã do atual rei, a infanta Cristina, que “arrastou a sua imputação”, e o facto de a monarquia ser “criticada nas ruas”.

“Este livro tenta relatar e resumir o que aconteceu na vida de Felipe e Letizia desde o dia 22 de maio de 2004 (quando se casaram), até à sua chegada ao trono”, afirma o autor que acrescenta ser a obra “uma crónica dos anos que viveram e das mudanças que eles próprios sofreram”.

Felipe Letizia Livro