Saúde & bem-estar

Boas notícias: O cacau emagrece

Cientistas acreditam que os flavonoides, antioxidantes presentes no cacau, podem ser importantes ao ponto de ter os seus benefícios condensados numa pílula.

Estudos já apontaram os seus efeitos positivos para o cérebro, coração e pressão arterial, além da capacidade de acelerar o metabolismo. E ainda: as pílulas podem ser produzidas sem as indesejáveis calorias e gorduras.

Pesquisadores anunciaram recentemente um estudo que possibilitará medir o real poder dos flavonoides quando consumidos em forma de cápsulas concentradas. A pesquisa clínica testará se o antioxidante do cacau é mesmo capaz de reduzir os riscos de ataques cardíacos, derrames e outras doenças cardiovasculares. Segundo o epidemiologista Howard Sesso, professor de Medicina de Harvard e um dos autores do estudo, apesar de pesquisas anteriores já terem apontado que os flavonoides protegem o coração, ao diminuir a pressão arterial e os níveis de insulina e colesterol no sangue, essas pesquisas foram pouco abrangentes.

Outra pesquisa recente revelou que beber chocolate quente diariamente aperfeiçoa a memória ao melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro. Acredita-se, ainda, que tem poderes de amenizar os malefícios da exposição solar: um estudo de 2009 apontou que chocolates com altos níveis de flavonoides aumentam a proteção UV natural da pele.

Também se acredita que comer chocolate, especialmente o amargo pode ajudar a manter a forma.

Um estudo da Universidade da Califórnia, em San Diego, publicado em 2012 na revista médica Archives of Internal Medicine, revelou que pessoas que consumiam chocolate cinco vezes por semana eram, em média, dois quilos mais magras do que as que não tinham esse hábito. “Os antioxidantes aumentam o fluxo sanguíneo e permitem que o oxigénio e os nutrientes sejam transportados pelo organismo de forma mais proveitosa”, explicou Beatrice Golomb, co-autora do estudo de San Diego.

chocolate-pills-2

 

Fito: Reprodução