Cultura

Seth MacFarlane processado por “Ted”

O criador de “Family Guy” e “American Dad” foi processado por violação de direitos de autor, pela Bengal Mangle Production. Em causa estará a comédia “Ted”, que se estreou nos cinemas em 2012, avança o “Guardian”.

A empresa  alega que o conceito do urso Ted é retirado de uma personagem criada pela Bengal, o urso Charlie.

“Ted” faturou mais de 500 milhões de dólares nos cinemas e foi realizado e escrito por Seth MacFarlane, que deu também voz à personagem. Além de MacFarlane, a produtora processou também os estúdios Universal, a Fuzzy Door Productions (produtora de MacFarlane) e ainda a Media Rights Capital. Os processos deram entrada num tribunal de Los Angeles na última terça-feira.

Charlie, o urso criado pela Bengal Mangle Productions, cujo nome completo é Charlie the abusive teddy bear (em português: Charlie, o ursinho de peluche abusivo) surge em vídeos publicados no Youtube, Facebook, iTunes e Vimeo. No Youtube, segundo as informações apresentadas, os vídeos terão sido feitos em 1996 e começado a ser publicados em 2009. As visualizações terão chegado aos 1,2 milhões entre julho de 2009 e junho de 2012, altura em que “Ted” se estreou nos cinemas.

Mark Wahlberg foi o protagonista de ‘Ted’, filme que abordava a relação da personagem de Mark (John) e o seu urso de peluche, Ted, que além de falar mostrava propensão para vícios e ‘calão’. Este processos surge poucos dias depois de Seth MacFarlane ter anunciado no Twitter, no passado dia 9 de julho, que a produção da sequela de ‘Ted’ já tinha começado. Filme deverá chegar aos cinemas em 2015.

Veja os vídeos.