Atualidade

Revista condenada por publicar fotos da princesa Amalia

Apesar de ser uma das monarquias mais elogiadas pela sua naturalidade, a família real holandesa não deixa de ter uma relação controversa com a imprensa do país. Os reis, Guilherme e Máxima, não deixam que as filhas sejam fotografadas quando estão a desfrutar da sua privacidade e não hesitam em tomar medidas legais para impedir que isso aconteça.

Prova disso, é que a publicação holandesa “Revu Niewe” foi condenada, na última segunda-feira, pelo tribunal de Amesterdão, a pagar uma multa de 10 mil euros. A revista publicou imagens da filha mais velha dos reis e herdeira ao trono, Amalia, a jogar hóquei num treino da escola com os colegas. “A princesa Amalia tem o direito à privacidade”, referiu o juiz. Além disso, o tribunal ordenou que a “Revu Niewe” retire as fotos do seu arquivo.

Para se defender, a publicação afirmou que estas medidas tomadas pela família real não se coadunam com a realidade de uma democracia moderna e comparou a situação com outras casas reais, como a dinamarquesa ou a sueca, que permite fotografar todas as crianças na esfera privada.

Esta não é a primeira vez que os reis holandeses entram em conflito com a imprensa, em 2009, a casa real avançou com uma providência cautelar para que a agência Associated Press retirasse do seu banco de dados fotografias da família de férias na Argentina.

famlia real holanda