Cultura

Obra de Amadeo de Souza Cardoso vendida por 55 mil euros

A obra ‘”Instrumento musical”, de Amadeo de Souza Cardoso, foi vendida por 55 mil euros, e “Aprés Sintra”, de Maria Helena Vieira da Silva, por 30 mil euros, num leilão.

De acordo com os resultados do leilão de Arte Moderna e Contemporânea, com escultura, pintura e fotografia, realizado na segunda-feira à noite pela Veritas Art Auctioneers, várias obras de autores portugueses foram vendidas.

Entre elas, “Instrumento musical”, um óleo sobre madeira de Amadeo de Souza Cardoso (1887-1918), que tinha um valor de base de 40 mil euros, foi arrematado por 55 mil euros.

“Après Sintra”, de Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992), uma têmpera sobre papel colada em tela, datada de 1976, que tinha uma estimativa de 25 mil euros, acabou por ser vendida por 30 mil euros.

Também “Minerva” (2005), uma peça em cimento, tinta acrílica, croché em algodão feito à mão, criada por Joana Vasconcelos, foi vendia pela estimativa mínima inicial de 45 mil euros.

“Alvos (1) #710”, do artista Julião Sarmento, uma obra em acetato polivinílico e pigmentos sobre papel e fotografia a preto e branco, montados em platex com moldura do artista, de 1989, tinha uma estimativa de 25 mil euros e foi vendida por 34 mil euros.

Obra de Amadeo Souza Cardoso
Obra de Amadeo Souza Cardoso