Cultura

Monty Python regressam aos palcos

Os Monty Python retomam hoje o trabalho conjunto, na O2 Arena de Londres, com uma “homenagem pré-póstuma” à própria carreira, no primeiro de dez espetáculos, a realizar até 20 de julho, com que se despedem dos palcos.

John Cleese, Michael Palin, Terry Jones, Eric Idle e Terry Gilliam afirmaram, na segunda-feira, em conferência de imprensa, no teatro Palladium, na capital britânica, que o regresso ao trabalho conjunto, três décadas depois do filme “O sentido da vida”, constitui uma “homenagem pré-póstuma” à própria carreira do grupo.

Para o primeiro espetáculo, os cinco humoristas britânicos – incluindo Terry Gillian, de origem norte-americana – prometeram humor, “non sense” e uma atuação plena de “riso e de música”, que também vai contar com a participação do cientista britânico Stephen Hawking.

O derradeiro espetáculo da série, marcado para 20 de julho, será filmado, para posterior exibição nos cinemas, e transmitido em direto, para todo o mundo.

“Queremos dizer adeus publicamente, num espetáculo mundial, porque não vamos ter outra oportunidade”, disseram na conferência de imprensa de segunda-feira, à qual Mick Jagger se associou, com uma saudação em vídeo, adiantaram as agências internacionais de notícias.

No encontro com a imprensa, os cinco atores adiantaram ainda não veem com bons olhos a pressão em torno das expetativas geradas pelo seu reencontro, garantindo porém que “não têm medo” do que vier a acontecer nos espetáculos.

O reencontro dos Monty Phyton foi anunciado no passado mês de novembro e previa, inicialmente, apenas a apresentação de hoje, na O2 Arena. Colocados os bilhetes à venda, esgotaram-se em 43 segundos e meio, tendo os organizadores anunciado, de imediato, quatro datas suplementares e, depois, mais cinco, no passado mês de abril.

Monty