Cultura

Mariza, Sara Tavares e Gisela João no Badasom

As fadistas Mariza e Gisela João e a cantora Sara Tavares asseguram a presença portuguesa no Badasom, festival ibérico de fado e flamengo, que reúne em Badajoz, de 10 a 12 de julho, artistas portugueses e espanhóis.

As portuguesas juntam-se a José Mercé, Javier Conde e Miguel Campello, pelo lado espanhol, completando o cartaz do Badasom, festival que é visto como “uma referência musical em Espanha e Portugal, um encontro anual dos sons mais populares e representativos de ambos lados”, afirma em nota à imprensa, o gabinete de comunicação do governo da Extremadura espanhola.

A VII edição do Badasom inicia-se, no dia 10 de julho, com Gisela João, que a organização descreve como “uma das maiores revelações dos últimos anos, pela sua especial maneira de interpretar e sentir o fado”.

A fadista portuguesa, que se estreia no evento, atua, no primeiro dia, antes de José Mercé, cantor andaluz veterano, que teve o primeiro álbum editado em 1968, e que apresenta ao público o seu mais recente trabalho, “Mi última llave”.

Mariza
Mariza

Mariza sobe a palco, dia 11 de julho, com um concerto que vai reunir os grandes êxitos da fadista, à semelhança do seu último disco, “The Best of Mariza”.

A segunda noite do festival abre com uma homenagem ao guitarrista e mecenas do flamenco no mundo, Paco de Lucia, falecido em fevereiro deste ano. A homenagem é feita por aquele que a organização apresenta como o “mais internacional” guitarrista da Extremadura espanhola, Javier Conde, “no mesmo lugar onde, há um ano, atuou o seu ‘maestro'”.

O último dia de festival está a cargo da portuguesa Sara Tavares e do espanhol Miguel Campello.

Sara Tavares apresentar o seu mais recente trabalho, “Balancê”, disco que atingiu a platina em Portugal. Miguel Campello, fundador e líder de “El Bicho”, apresenta o seu trabalho a solo, “Chatarrero 2”, desenvolvido a par do trabalho com a banda de “flamenco-fusão”, que conjuga rumba, tango e ‘bulerías’ – género de música tradicional andaluza –, com notas jazz, rock e ritmos africanos.

Gisela João
Gisela João

Pelo Badasom passaram, em edições anteriores, entre muitos outros, artistas ibéricos como Dulce Pontes, Vicente Amigo, Camané, Carmen Linares, Cristina Branco, Antonio Chaínho, Enrique Morente, Carminho, Paulo de Carvalho, Miguel Poveda, Sidónio Pereira, Joana Amendoeira, Carlos do Carmo e Paco de Lucía.

A direção e programação do festival, que terá lugar no Auditório Municipal Ricardo Carapeto, são da responsabilidade da Gestión Ibérica de Eventos, com o apoio de Governo da Extremadura e da Câmara Municipal de Badajoz.