Hélder Reis

Apresentador de Televisão

O Tempo

O mundo podia ser diferente. Diferente para o que mais gostaríamos, diferente para o nosso egoísmo umbilical. Vendo bem as coisas…o mundo é diferente. Diferente daquilo que desejaríamos. O mundo não é justo. Para quem pode, tudo isto pode ser altamente desafiante.

No fundo a vida é uma maratona que todos queremos vencer. Olho para as pessoas portadoras de deficiência e vejo nelas o ou vai ou racha. Eu explico. Quem não tem deficiência, pode escolher.

Escolher entre fazer e não fazer, ir ou não ir, ter ou não ter. Pois um deficiente motor não pode escolher se lhe apetece dar uma corrida ao fim do dia. Simplesmente não pode. Um deficiente mental demora meses a ler um livro ou não lê de todo. Em resumo! Não podem escolher, ou têm pouca escolha. Por contraponto…há uma série de pessoas que podendo ter uma vida luminosa, cheia de opções, divertida, generosa e construtiva, opta pela preguiça, pelo ridículo nada fazer, por queimar tempo. O tempo, meus caros, é caro. Muito caro. O tempo bem empregue pode, na verdade, fazer toda a diferença no mundo.