Cultura

Gisela João e Carlos do Carmo no Festival de Fado em Guimarães

A próxima sexta-feira e sábado (dias 18 e 19), a praça da Plataforma das Artes e da Criatividade acolhe a 2ª edição do Festival de Fado. O edifício da cidade de Guimarães serve de cenário para dois espectáculos, que trazem à cidade dois grandes intérpretes: Gisela João e Carlos do Carmo. Uma oportunidade imperdível de ver, ao vivo, duas gerações que representam e cantam o espírito lusitano, numa altura em que Carlos do Carmo acaba de ser agraciado com um Grammy.

Na sexta-feira (18 de julho), às 22h00, sobe ao palco Gisela João. O ano de 2013 foi de excelência para a fadista que, depois de ter obtido as melhores críticas com o seu disco de estreia, lançado em julho do ano passado, viu consagrado o seu talento ao conquistar o Globo de Ouro para Melhor Intérprete Individual.

Gisela João
Gisela João

No sábado (19 de julho), também às 22h00, o Festival de Fado tem como protagonista Carlos do Carmo, recentemente galardoado com um Grammy, uma distinção única nunca conseguida por um músico português. O artista vai cantar os sucessos de 50 anos de carreira.

À semelhança da 1ª edição deste Festival, não faltará também o Fado Vadio no palco secundário, onde actuarão alguns fadistas das casas típicas de Lisboa, antes e depois dos espectáculos principais. O público poderá participar nesta mostra de Fado Vadio, partilhando as suas músicas com todos os presentes. As Tasquinhas montadas na praça da Plataforma das Artes farão as delícias do público, com bons petiscos tradicionais.