Cultura

“Vieira da Silva em Festa” assinala aniversário da artista

Um programa com música, cinema, teatro, dança, performances e oficinas para crianças vai assinalar hoje, em Lisboa, o aniversário do nascimento da pintora Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992).

De acordo com a Fundação Arpad Szenes — Vieira da Silva, para festejar o aniversário da artista vão ser realizadas visitas gratuitas ao museu, localizado junto ao Jardim das Amoreiras, à Casa-Atelier Vieira da Silva e à Ermida Nossa Senhora de Monserrate.

É o segundo ano consecutivo que a Fundação Vieira da Silva celebra o aniversário da artista, nascida no dia 13 de junho, dia de Santo António, há 106 anos, com um programa alargado de iniciativas gratuitas.

Exposições, música, cinema, teatro, dança, performances e oficinas para crianças, debates e uma feira do livro de arte são algumas das atividades do programa “Vieira da Silva em Festa”, que começam às 10:00 e terminam às 21:00.

O evento dá destaque às artes performativas, nomeadamente com performances de Vânia Rovisco, Sónia Baptista, Ana Rita Teodoro, Lígia Soares, Marta Rema e Bruno Caracol, com o canto por Tanja Simic e a atuação do Coro Gregoriano de Lisboa.

Haverá ainda dança com Marina Nabais e Rita Vilhena, instalações sonoras de Marcus Rovisco e Bernardo Chatillon e flamenco do Duo El Camino.

De acordo com a Fundação, o objetivo deste programa é promover o conhecimento da artista e da sua obra, atraindo novos públicos, e revitalizar o Jardim das Amoreiras como espaço de lazer e como polo cultural e artístico, em parceria com outras instituições.

Vieira Silva