Consultório

Tratamento do envelhecimento facial com substâncias de preenchimento

Os tratamentos de preenchimento de rugas têm aumentado nos últimos anos. Faz-se mediante a injecção de uma substância sob a pele para acrescentar volume e, assim, reduzir rugas e dar uma aparência rejuvenescida.

As áreas mais comummente tratadas são: 1. Rugas perioculares. 2. Bochechas 3. Sulco naso-labial. 4. Comissura labial. 5. Linhas de Marioneta. 6. Rugas peribucais superiores. 7. Correcção nasal, 8. Columela nasal 9. Prega do mento. 10. Barbela. 11. Perfilado labial (código de barras). 12. Elevação lateral da sobrancelha. 13. Lóbulos. 14. Submalar. 15. Óvalo facial e rugas mandibulares. 16. Rejuvenescimento de mãos. 17. Decote e pescoço.

Tipos de sustâncias.
1. Ácido Hialurónico.
O que é o ácido hialurónico?
O ácido hialurónico é um produto presente no nosso corpo, totalmente biocompatível e degradável. A sua duração depende de vários factores, tais como o comprimento da cadeia molecular ou a reticulação. Tem origem animal, vegetal ou sintético. Parece também que estimula a formação de colagénio. Vem em seringas, carregado e pronto para uso.
Se considera o tratamento mais utilizado em todo o mundo para melhorar as rugas com preenchimento. As marcas mais conhecidas são restilane, macrolane e juvederm.

Efeitos
Numa sessão se pode obter um resultado natural. Os resultados são imediatos. Os resultados são de longa duração (vários meses). É um tratamento rápido geralmente dura cerca de 15 minutos.

Riscos
Tal como acontece com qualquer procedimento médico, embora tenha sido demonstrado que o tratamento é seguro e tem poucos efeitos secundários, alguns riscos que devem ser tomados em consideração são: Alergias. Por ser uma substância que o corpo produz naturalmente, o risco de uma reacção alérgica é quase inexistente, mas existe. Pode haver parestesias (dormência leve). Leve inchaço ou hematomas na área tratada. Náuseas ou dor de cabeça.

2. Acido Polilático.
Que é o ácido poliláctico?
Microesferas de ácido poliláctico é formada por cadeias de ácido láctico é dissolvido em uma solução injectável, sendo uma novidade na área do comprimento de enchimentos não permanente. Este produto é preparado a partir de uma solução de água estéril para injecção. Hidrogel é um ácido poliláctico.

Principais características:
E de natureza sintética, é reabsorvível, o organismo degrada suavemente em meses
Raramente gera alergias. Pode ser implantado por via subcutânea ou por via intradérmica. A duração média é 12 a 18 meses.
Os pacientes podem, depois de uma intervenção, retomar a vida normal, maquiagem, e continuar o seu trabalho como de costume. A sua principal vantagem para além de funcionar como um agente de enchimento e de correcção de depressões e rugas, parece ter a capacidade de aumentar a produção de colagenio, E usado para preenchimento de rugas e sulcos profundos, correcção cicatrizes.

Como funciona o ácido poliláctico?
Estimula a produção de colagenio da pele, aumentando a espessura da derme em áreas que buscamos. Durante as semanas seguintes o implante irá gerar novas fibras conjuntivas, transferindo a derme elasticidade, aparência jovem e lisa.
Depois da primeira sessão, algum aperfeiçoamento pode ser necessário após os primeiros 20 dias. Também variar a profundidade e quantidade injectada de ácido poliláctico dependendo da área de infiltração a tratar e os resultados obtidos patologia querendo.

Quanto tempo dura este recheio?
A duração média de 12-18 meses. Pode ser necessário realizar alguns ajustes após o primeiro ano.

Principais efeitos depois de uma sessão:
Inchaço ligeiro que geralmente dura algumas horas ou dias, dependendo do paciente e do tipo de tratamento. Desenvolvi evitado o sol nos dias após o tratamento. Depois do enchimento as microesferas de ácido começam a estimular a formação de fibras colágenas e conjuntivas. O aumento de volume pode ser demonstrada por meio de ultra-som.
A marca comercial mais conhecida chama-se Sculptra.

3. Colágeno ou colagénio.
E feito de uma proteína natural que fornece suporte para a pele, articulações, ossos e ligamentos pode ajudar a melhorar os sinais visíveis de envelhecimento. Este enchimento de tecido mole facial pode ajudar a tratar rugas por injecções subcutâneas. Pode causar graves alergias pelo que hoje em dia praticamente não se usa.

4. Hidroxiapatita de cálcio
O que é a hidroxiapatita de cálcio?
A hidroxiapatita de cálcio sintético (CAHA) vai suspensa num gel. Está presente no nosso corpo, pelo que também é completamente biocompatível e degradável. Normalmente, o efeito máximo entre o 2 º e o 6 º mês após o tratamento. Não contém componentes de origem animal ou humano. Pode ser injectado com uma agulha fina, reduzindo o trauma da injecção e o tempo de recuperação. Uma vez injectado na pele, as partículas formam uma matriz que permite a infiltração de tecido natural. A Hidroxiopatita de cálcio é um dos materiais de enchimento não permanentes mais duráveis. Dura até 2 anos na maioria dos pacientes, embora existam variações individuais devido à idade, tipo de pele, estilo de vida e actividade muscular de cada paciente. Pode ser necessário repetir a injecção para atingir os resultados finais desejados.
A marca mais famosa é o Radiesse.

5. Polialquilamidas
Mais conhecido como BioAlcamid. Seu uso tem diminuído substancialmente devido aos efeitos colaterais, tais como infecção crônica, contractura capsular e migração do produto.

6. Polimetilmetacrilato
A sua comercialização não é autorizada na Europa. É largamente utilizado no Brasil.

7. Politetrafluoroetileno expandido.
O que é isto?
O implante GORE-TEX é fabricado a partir de etileno politetrafluoreto. Tem sido utilizado muitos anos para a cirurgia cardiovascular. O GORE-TEX tem provado ser um produto seguro, não-alérgénico, e quase sem riscos de cosméticos.
O implante da cara de GORE-TEX é especificamente concebido para corrigir rugas profundas, tais como dobras nasolabiais, sobrancelhas e aumento de volume dos lábios, os lábios pode ser modelado de acordo com as necessidades do paciente. Este produto também pode ser utilizado para melhorar o volume das bochechas e o aumento do queixo.
O implante GORE-TEX é um produto que não é reabsorvido pelo organismo, permitindo que o resultado possa durar uma vida. Da mesma forma, se o paciente quer p remover o produto isto pode ser realizada com facilidade.
Através de uma pequena incisão, o implante é colocado na posição desejada. O procedimento leva de 20 a 30 minutos para ser feito, sendo totalmente ambulatório. O paciente pode realizar as actividades normais de 1 a 2 dias depois.

8. Transplante Autólogo de gordura
Outros nomes usados são: transferência de gordura, microtransplante ou nanotransplante de gordura.
A injecção de gordura na face é um procedimento seguro e não alergénico.
O transplante de gordura disfarça o sulco nasogeniano, sobrancelhas, aumento de definição dos lábios e bochechas enchimento do queixo. Da mesma forma pode corrigir deformidades causadas por defeitos congênitos ou acidentes, pode dar um novo volume e forma aos lábios. Corrige depressões, assimetria facial, sulcos profundos, linhas de expressão, falta de alívio malar, etc.
O procedimento é realizado em regime de ambulatório. Os locais onde se vai buscar a gordura e os receptores são anestesiados e desinfectados. Este procedimento pode ser repetido para atingir o resultado pretendido. Não se podem colocar grandes quantidades e têm que ser injectados para evitar o aparecimento de necrose de gordura.

Os benefícios do uso de gordura do próprio paciente são:
Pode durar por muitos anos.
Pode ser combinado com outros procedimentos cirúrgicos.
Nunca causar alergias.
Contém células madre pluripotenciais para rejuvenescer a área tratada.

Actualmente na Clínica Lusoespanhola utilizamos fundamentalmente o preenchimento com gordura do próprio paciente e o ácido hialurónico. Com estas duas ferramentas conseguimos adaptar-nos a todos os casos.