Atualidade

Juan Carlos: “Merece passar à primeira linha uma geração mais jovem”

O rei de Espanha anunciou esta segunda-feira, dia 2, aos seus súbditos a renúncia ao trono, que será agora ocupado pelo príncipe Felipe.

“Decidi pôr fim ao meu reinado e abdicar da coroa de Espanha”, confirmou ao início da tarde o monarca, numa comunicação em directo para as televisões e rádios espanholas. A notícia foi avançada esta manhã, quando o Governo de Mariano Rajoy anunciou que o chefe de Estado tinha decidido abdicar do trono.

Juan Carlos explicou, durante um discurso de cerca de dez minutos, que no início do ano tinha decidido afastar-se da chefia de Estado e abrir caminho para o filho mais velho, Felipe.

O soberano justificou a renúncia com a necessidade de deixar “passar à primeira linha uma geração mais jovem”, referindo que Felipe “encarna a estabilidade” e goza de “preparação e sentido de responsabilidade necessário” para assumir a coroa. Referiu ainda que o filho “contará com o apoio da princesa Letízia”.

Fazendo um balanço das transformações históricas a que assistiu em Espanha enquanto rei, nomeadamente a transição da ditadura para a democracia, Juan Carlos disse ser necessário um “balanço autocrítico dos erros e falhas (dos espanhóis) enquanto sociedade”, apelando a um “impulso de renovação, de superação, de corrigir erros e de abrir caminho para um futuro definitivamente melhor”.

Felipe será agora tratado rei Felipe VI.

Juan Carlos

 

Foto: Twitter