Atualidade

Felipe VI é o novo rei de Espanha

Juan Carlos fez a hoje a passagem de testemunho ao novo rei de Espanha, Felipe VI.

Juan Carlos impôs ao filho a faixa de capitão geral dos três ramos militares de Espanha, cargo que o monarca assume com a chefia de Estado, numa curta cerimónia no Palácio da Zarzuela. A cerimónia consistiu na colocação de uma faixa vermelha na cintura do novo rei, por cima do traje militar.

Assistiram à passagem de testemunho a rainha Letizia, as filhas, Leonor e Sofía, a rainha cessante, Sofía, e a infanta Elena com o filho Juan Froilán. Não estiveram presentes a infanta Cristina, irmã mais nova do rei, nem os seus filhos.

Depois Felipe VI deixou o palácio na companhia da mulher e das filhas e dirigiu-se ao Congresso dos Deputados, onde decorreu a cerimónia de juramento e proclamação.

Após a cerimónia, os novos reis percorreram as principais ruas da capital espanhola até ao Palácio Real. Durante todo o percurso Felipe e Letizia foram saudados por milhares de cidadãos.

Os reis surgiram na varanda do palácio acompanhados pelas filhas e por Juan Carlos e Sofía. As cerimónias terminaram com uma receção para dois mil convidados.

Veja as fotos.

Fotos: Casa SM EL Rey