Atualidade

Espanhol quer provar que é filho ilegítimo de Juan Carlos

Depois da sua recente abdicação e da proclamação do seu filho Felipe como rei, Juan Carlos perdeu a sua inviolabilidade como monarca, o que pode reavivar um antigo processo de paternidade apresentado por um suposto filho ilegítimo.

Alberto Solá Jiménez, nascido em 1956 em Barcelona e criado por uma família adotiva, há anos reivindica ser primogénito do rei.

Juntamente com a belga Ingrid Jeanne Satiau, que também alega ser filha de Juan Carlos, apresentou em 2012 um pedido de reconhecimento de paternidade que foi rejeitada em primeira instância sob alegação de que a Constituição espanhola afirma que “o rei é inviolável”.

“Ele já não é inviolável e, segundo a lei, somos nós que temos razão”, disse à AFP o advogado Francesc Bueno, que representa Alberto Sola Jimenez.

Na última sexta-feira, o Partido Popular (PP) anunciou que tencionava “resolver o mais depressa possível”, ou seja, antes das férias parlamentares, as questões do estatuto jurídico de Juan Carlos, propondo, ainda, uma nova legislação para proteger Juan Carlos de processos civis e criminais em tribunais comuns.

Juan Carlos