Lifestyle

Confeitaria Petúlia com tradição renovada

A Confeitaria Petúlia recebeu terça-feira, dia 10, amigos e clientes para a sua reabertura. “Apesar de mantermos a identidade, tivemos que nos actualizar de maneira a proporcionar maior conforto aos nossos clientes”, começou por explicar Jorge Pinto, o gerente da emblemática casa da invicta.

Quando entramos na Petúlia, na Rua Júlio Dinis, na cidade do Porto, demoramos alguns momentos para conseguir abarcar tudo – os bolos perfilados e outras iguarias expostas nas vitrines, refletem a fama da casa inaugurada no dia 25 de maio de 1972. Quando nasceu, há 42 anos, pela mão de Ilídio Pinto e da mulher, Amélia, a Petúlia deixou a invicta mais chique. As senhoras da sociedade tinham um sítio que podiam frequentar e os homens de negócios, e principalmente do desporto, como o saudoso Pedroto, sentiam-se em casa. Ainda hoje é assim. Com espaços devidamente definidos, a sala maior, com as mesas alinhadas, convida a um cafezinho e talvez a dois dedos de conversa… O serviço de atendimento prima pela simpatia, tornando os clientes fiéis frequentadores do local.

Uma oferta ampla e de qualidade superior fazem da famosa confeitaria um espaço diferenciado, e uma referência. “Procuramos conjugar a qualidade das matérias-primas, comprando artigos da melhor qualidade, com a confecção própria, mantendo uma equipa coesa de funcionários, que transmitem de uns para os outros, os métodos e segredos da casa”, contou o gerente à Move Notícias. O bolo-rei, de fama nacional, faz com que centenas de pessoas esperem, no Natal, mais de uma hora ao frio, para comprar a especialidade da Petúlia. “É o nosso produto mais conhecido, mas curiosamente este ano, ganhamos o concurso do Melhor Pão-de-Ló da cidade… Tentamos ser os melhores em tudo. Por vezes conseguimos, outras vezes pode não sair tão bem, mas tentamos sempre melhorar”, confessa Jorge Pinto, que cedo se dedicou ao negócio dos pais, pondo de lado o curso de engenharia que nunca chegou a concluir. Uma paixão abraçada por toda a família que ao comando tem Ilídio Pinto, que aos 77 anos, continua a ser o grande impulsionador da Petúlia.

Fotos: Ana Luísa Pinto