Atualidade

Casamentos de Santo António: Lisboa cumpre a tradição no dia 12

Os Casamentos de Santo António tiveram início em 1958, por iniciativa do Diário Popular, tendo sido interrompidos em 1974 e retomados em 1997 por iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa. Desde essa altura, mantêm o mesmo modelo: 11 casais celebram o casamento em cerimónia religiosa católica e 5 em cerimónia civil. Desde 1997, já casaram 272 casais – e na próxima quinta-feira passarão a ser 288.

Constituem um inegável património cultural da cidade de Lisboa e são acompanhados de perto por milhares de pessoas, ao vivo mas também via emissão em directo na RTP1 e RTP Internacional.

Nesta edição, o espírito de integração dos lisboetas é celebrado no tema dos Casamentos de Santo António; “Lisboa é uma cidade cosmopolita”, onde várias culturas se misturam e formam uma nova cidade, cheia de referências a outros locais.

Na festa de 2014 estarão presentes oito “Casais de Ouro”, ou seja, casais que se uniram em 1964 no âmbito da iniciativa então designada como “Noivas de Santo António”. Também estes casais experientes desempenharão um papel importante na celebração, com a bênção das alianças e a presença activa em toda a cerimónia, inspirando, pelo seu exemplo, os casais mais jovens.

Os 16 casais de Santo António 2014 foram seleccionados entre várias dezenas de candidatos, sendo critério obrigatório que pelo menos um dos noivos resida no concelho de Lisboa. As inscrições abriram em Janeiro, durante a Exponoivos, e estenderam-se até meados de Março.

Os Casamentos de Santo António decorrem em três espaços: casamentos civis no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 12h00; casamentos católicos na Sé, às 14h15; e o copo de água na renovada Estufa Fria, que abrirá propositadamente para este evento
.
Toda a cidade está envolvida, e haverá o habitual desfile dos recém-casados pela principais ruas da cidade, que este ano decorrerá em tuk-tuks.

Esta é uma iniciativa que não acarreta custos para a Câmara Municipal de Lisboa, graças aos apoios e patrocínios.

casamento