Consultório

Botox

Toda a gente já ouviu falar do Botox, mas muito poucos sabem o que é realmente o Botox. Vamos tentar explicar em que consiste este tratamento que tem revolucionado a Medicina.

A toxina botulínica (nome comercial Botox®) é uma das drogas naturais mais fortes. É produzido por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É considerado uma arma química pela sua potência.

A aplicação médica começou para o tratamento do estrabismo. A utilização cosmética foi descoberta ao verificar-se que os pacientes com estrabismo tiveram uma diminuição nas rugas à volta dos olhos. A dose usada na medicina estética é muito pequena pelo que os casos de envenenamento não existem ou são anedóticos. O efeito leva várias horas para instaurar-se e os seus efeitos sobre as rugas são visíveis em 48 horas.

Botox é um tratamento temporário (em média 6 meses). Ele age relaxando ou paralisando os músculos selectivamente e isso faz com que seja tão útil no tratamento de uma variedade de problemas médicos. Assim, o Botox aplicado em áreas específicas pode tratar espasmos, tremores, dores musculares, aumentar a circulação, facilitar ou dificultar movimentos e desta forma tratar uma grande variedade de doenças. Mas então, quais são as utilizações médicas do Botox?

1. Parkinson, esclerose múltipla e paralisia cerebral.
2. Lombalgias.
3. Incontinência urinária. Com o Botox podemos relaxar um pouco a parede da bexiga melhorando em muitos casos os problemas de incontinência.
4. Sudorese excessiva. Botox pode ser injectado em axilas, palmas das mãos e dos pés. Esta acção é devida ao bloqueio da conexão nervosa para as glândulas sudoríferas.
5. Hipertrofia benigna da próstata. Pode melhorar a polaquiuria (urinar muitas vezes) em 75 % dos casos.
6. Diabetes. A doença chamada neuropatia periférica própria dos paciente diabéticos pode causar dor crónica. Alguns estudos têm demonstrado eficácia de Botox no tratamento deste problema.
7. Cicatrizes faciais. Muitos músculos faciais se prolongam a partir da pele para os ossos da face. O Botox ao redor feridas diminui a mobilidade facial e facilita a cicatrização.
8. Alopecia. Alguns estudos parecem indicar uma diminuição na perda de cabelo. A teoria é que o Botox pode melhorar a circulação do couro cabeludo. É eficaz apenas em uma pequena proporção de casos.
9. AVC. No acidente vascular cerebral pode ocorrer uma sequela de paralisia facial. O Botox aplicado na área saudável do rosto pode equilibrar a tensão muscular no rosto dando uma aparência mais natural para o desvio da boca.
10. Cefaleias (dores de cabeça). As injecções na área da testa demonstraram boa eficácia no tratamento da enxaqueca. Usam-se doses relativamente elevadas de Botox.
11. Fissuras anais. Com a injecção de Botox no esfíncter anal podemos diminuir a hipertonia facilitando a cura.
12. Megaesófago. É uma doença que provoca uma contracção permanente do terço inferior do esófago, resultando em disfagia grave (dificuldade em engolir). Botox diminui o tono muscular facilitando a deglutição.
13. Rugas faciais. Botox, é provavelmente o tratamento médico-estético mais realizado no mundo de hoje. A injecção do produto ao redor das órbitas e testa facilita o desaparecimento das rugas de modo muito evidente.
14. Depressão. Uma publicação recente do Journal of Psychiatric Research refere que o Botox tem demonstrado eficácia muito evidente como tratamento antidepressivo. Agora já sabemos porque o laboratório (Allergan) que produz este fármaco é dos mais ricos do mundo. Em definitiva quase uma centena de aplicações foram descritas para a utilização do Botox; por isso se ainda desconfia deste produto vai perdendo o medo porque se calcula que num futuro próximo, todos nós teremos de o tomar de uma forma ou de outra….