Off the record

Alberto Indio: Um músico de corpo e alma

“Trabalho, dedicação, persistência, perseverança e paixão pela música” são os mandamentos de Alberto Indio. O músico, de 33 anos, acabou de lançar o segundo álbum, “Aqui mando Eu”, que foi apresentado no passado dia 24 de maio, no Porto. O single “Quero-te Dizer” está no número um do Top da rádio RFM. Tudo coisas boas que estão a acontecer.

À boleia deste sucesso, a Move Notícias sentou-se para uma conversa com Alberto Indio, que contou que se apaixonou pela música na adolescência: “Durante umas férias, no Algarve, e na praia, vi rapazes a tocar guitarra com muitas miúdas à volta deles. Quando regressei a casa pedi ao meu pai para me ensinar a tocar, porque ele sabia. Nesse ano lectivo em vez de levar a bola de futebol debaixo do braço para a escola, levava a guitarra”.

JMO_7081 copy

A partir destas férias o futuro profissional do músico ficou traçado, juntou-se a bandas de garagem e com 16 anos começou a tocar em bares. “Como tocava e cantava, comecei a atuar em bares ao fim de semana, das 22h00 às duas da manhã”, recordou. Quando terminou o 12º ano não foi difícil decidir que iria seguir música: “Passou a ser um objetivo de vida para mim”.

Mais tarde fez parte dos DR Sax, banda que atingiu sucesso nos anos 90, como guitarrista, e ainda fez parte de um projeto de música electrónica, antes de dar os primeiros passos na carreira a solo. “O facto de cantar e tocar impulsionou a minha carreira a solo. Como escrevo e componho as minhas canções… acabou por ser um percurso natural”, referiu. Apesar de ter “a maior responsabilidade”, Alberto Indio disse que a sua carreira é um trabalho de equipa, com a banda que o acompanha.

JMO_7239 copy

O cantor acredita que o segundo álbum “é mais maduro e fruto de uma aprendizagem”. Apesar do recente sucesso, viver da música nem sempre é fácil, mas desistir nunca lhe passou pela cabeça. “Se as coisas correrem bem, ótimo, senão ótimo na mesma, porque gosto daquilo que faço. Neste momento, as coisas estão a correr bem, mas há bem pouco tempo não estavam a correr assim tão bem a nível profissional, foi mais de luta do que colher frutos”, confessou. Por isso, “Aqui Mando Eu” deu um “novo fôlego” à carreira de Alberto Indio, que não esconde a alegria por ter o single no top de uma rádio nacional. “Fico muito contente, por saber que as pessoas votam na minha canção como aquela que mais gostam de ouvir. É um orgulho para mim”, acrescentou.

JMO_7280 copy

Agora, o músico preparar-se para ir para a estrada, este mês já tem quatro concerto agendados: dia 13 em Viseu, dia 21 em Almeirim, dia 23 em Sobrado e dia 28 em Celorico.

Indio

Fotos: José Gageiro