Atualidade

Xutos & Pontapés, eles são os únicos

Fazem parte das memórias musicais de várias gerações e mantêm o cunho que nasceu no primeiro concerto da banda a 13 de Janeiro de 1979, na sala Alunos de Apolo, para a comemoração dos 25 anos do Rock N’ Roll.

O seu reconhecimento mediático aconteceu em 1987, com o álbum “Circo de Feras “e os seus sucessos “Contentores”, “Não sou o único” e “N’América”. Desde aí, os Xutos & Pontapés têm sido premiados e reconhecidos, principalmente pelo público fiel que os segue, acrescentando novas gerações aos fãs que os acompanham há 35 anos.

Este domingo, 18 de maio, foram homenageados na gala Globos de Ouro, num dos momentos altos da noite, com o Prémio de Mérito e Excelência que receberam das mãos de Francisco Pinto Balsemão, enquanto toda a plateia aplaudia de pé.

“Queria agradecer ao doutor Pinto Balsemão por este prémio tão distinto que nos faltava na nossa carreira. Estes 35 asnos não teriam sido possíveis sem os nossos fãs, porque nos apoiaram nos momentos difíceis e nos momentos grandes como os de hoje”, começou por dizer Zé Pedro, que alargou os agradecimentos a todos os técnicos que têm acompanhado a banda ao longo destes anos.

O guitarrista da banda agradeceu especialmente à sua “lindíssima mulher Cristina pela sua ajuda”, aos familiares e amigos e a todos os médicos que o ajudaram a ultrapassar os graves problemas de saúde que enfrentou. Entre os aplausos e o ar comovido da mulher que assistia na plateia, Zé Pedro concluiu: “É um prazer enorme tocar nos Xutos & Pontapés”.

Fotos: José Gageiro