Atualidade

Realizador de “Grace de Mónaco” diz-se “insultado” por família real

Olivier Dahan, realizador do filme “Grace de Mónaco”, afirma sentir-se “insultado” pelas afirmações recentes da família real monegasca sobre o seu filme, que estreia na próxima quarta-feira, na abertura do 67.º Festival de Cannes.

“Quando li num comunicado (da família real) que o filme visava apenas fins comerciais, senti-me insultado”, afirmou o realizador francês ao “Journal du Diamnche”.

O papel da princesa Grace, que fora atriz em Hollywood e que faleceu em setembro de 1982, é interpretado no filme por Nicole Kidman. O filme foi produzido por Pierre-Ange Le Pogam e é apresentado em Cannes fora da competição.

Em comunicado, citado pela AFP, a família da princesa argumentou não desejar que de “alguma forma seja associada a este filme, que não reflete a realidade, e lamenta que a sua história tenha sido objeto de um desvio para fins puramente comerciais”.

Nicole Kidman no papel de Grace Kelly
Nicole Kidman no papel de Grace Kelly

Olivier Dahan respondeu afirmando jamais ter pretendido “fazer uma biografia”. “Há acontecimentos verdadeiros e outros ficcionados, é o meu direito à ficção”, explicou o realizador francês.

“Sou um artista não uma historiador”, sublinhou Dahan, que revelou ter-se interessado por uma mulher “que inventou o conceito de princesa moderna” e que foi confrontada “com uma escolha decisiva, entre a família e carreira”.

O filme desenrola-se em 1962, tendo como pano de fundo as tensões entre a República de França e o Principado do Mónaco, localizado junto à Côte d’Azur francesa.

Nascida Grace Patricia Kelly, em Filadélfia, nos Estados Unidos, em 1929, tornou-se atriz tendo participado em 12 filmes e ganhado vários prémios, entre eles o Nobel para a Melhor Atriz em 1954, pelo desempenho em “The country girl”, de George Seaton, e o Globo de Ouro de Melhor Atriz Secundária pelo desempenho em “Mokambo”, de John Ford.

O filme “Grace de Monaco”, além de Nicole Kidman, conta no elenco com o ator Tim Roth, no papel do príncipe Rainier III, que casou com Grace em abril de 1956, e ainda os atores Frank Langella, Parker Posey, Jeanne Balibar, Derek Jacobi e Paz Veja, no papel da soprano Maria Callas.

Grace Kelly conheceu o príncipe Rainier III do Mónaco em 1955, durante um Festival de Cannes, onde a princesa foi presença regular mesmo depois de ter abandonado o cinema. Alberto III, filho de Grace e Rainier, é o atual soberano do Principado do Mónaco.

A família real não vai estar em Cannes na estreia do filme "Grace do Mónaco"
A família real não vai estar em Cannes na estreia do filme “Grace do Mónaco”