Cultura

Museu Nacional de Arte Antiga inaugura “Os Saboias”

Uma centena de peças vão evocar, a partir de hoje, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, o trabalho de artistas do século XVIII, ao serviço da Casa de Saboia, na transformação radical de Turim, em Itália.

“Os Saboias. Reis e Mecenas (Turim, 1730-1750)” é o título da nova exposição do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), criada pelo Museo Civico d’Arte Antica-Palazzo Madama, de Turim, no âmbito da parceria entre as duas instituições, que é inaugurada hoje e abre ao público no sábado.

A inauguração realiza-se hoje, a partir das 18:30, e conta com a presença do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

Numa visita guiada à comunicação social, na quinta-feira, com a presença das comissárias Edith Gabrielli e Enrica Pagella, e do diretor-geral do Património Cultural, Nuno Vassallo e Silva, o diretor do MNAA, António Filipe Pimentel, destacou a importância da exposição na vertente da internacionalização do museu português.

Neste momento, em Turim, o museu homónimo está a exibir “Tesouros de Portugal. Arquitetura Imaginária do Medieval ao Barroco”, exposição concebida pelo MNAA que vai ali estar patente até 28 de setembro deste ano.

A mostra acolhe um total de 103 peças de pintura, escultura, mobiliário, gravura e livros ilustrados, entre outras peças do século XVIII e espelha o investimento que a casa real realizou na época da sua ascensão ao poder, transformando Turim numa cidade símbolo dessa promoção.

O percurso expositivo encontra-se organizado em seis núcleos temáticos: “A Corte dos Saboias: Reis e Mecenas”, “As Artes em Concerto: Arquitetura, Escultura, Artes Decorativas”, “O Teatro”, “A Pintura”, “Fontes e Modelos” e “O Triunfo do Ornamento”.

No sábado, dia de abertura da exposição ao público, entre as 21:00 e a meia-noite, na Noite Europeia dos Museus, e no domingo, Dia Internacional dos Museus, haverá um desconto de cinquenta por cento nos bilhetes desta exposição.

À semelhança da mostra do MNAA com o Museu de Prado, que encerrou no início de abril, ‘Os Saboias’ contam com a parcerai da produtora Everything is New.

saboias